Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Sentimentos e cores Versão para impressão

“Sentimentos e Cores” foi a semana que decorreu entre os dias 20 e 24 de maio, em parceria, este ano, com a Associação de Estudantes e o grupo de Educação Especial.

É aquilo que nós pensamos e o que fazemos na escola que define o tipo de relação existente entre os nossos jovens e os professores. Não nos podemos esquecer nunca, que “Somos seres emocionais que aprendem a pensar, não máquinas pensantes que aprendem a sentir”. Stanisla Bachrach

 
Cursos Profissionais - Oferta Formativa 2024-25 Versão para impressão

 
Super Guardiões da natureza Versão para impressão

No âmbito do projeto “Super Guardiões da Natureza”, do Grupo 11, na Escola Básica de Pinheiro, realizou-se no dia 24 de abril a inauguração do espaço “árvores contam histórias”.

Este Projeto teve início em 2022, tendo como objetivo principal a proteção da natureza. Este surgiu do interesse manifestado pelas crianças, que nas visitas ao meio, para além de observarem os fenómenos aí ocorridos, também constataram a existência de bastante poluição. Sensibilizados para esta problemática decidiram então que queriam tornar-se “Guardiões da Natureza”.

Desde então, muitas têm sido as dinâmicas criadas. No ano anterior, realizaram-se atividades de sensibilização junto da comunidade educativa (criação de mensagens, distribuição das mesmas junto de toda a comunidade educativa, criação da marcha, ações de rua junto da população local, recolha e separação de lixos no meio ambiente, trabalhos relacionados com reciclagem e reutilização de materiais …).

No presente ano letivo, de acordo com os interesses do grupo, o projeto mantem-se, mas agora com a designação de “Super Guardiões da Natureza com poderes de Unicórnio (designação escolhida pelas crianças). Muitas têm sido as atividades realizadas mantendo os Guardiões sempre em ação… muita tem sido a colaboração dos Encarregados de Educação, dando o seu contributo na construção de materiais reutilizáveis: casas para os passarinhos, hotéis para as abelhas, formigueiros, jardins, jardineiras com flores para as abelhas e borboletas, mantas de trapos… que se encontram agora neste espaço, no exterior da Escola Básica de Pinheiro.

Este espaço tornou-se agora um espaço lúdico e pedagógico onde as crianças podem aprender, explorar e proteger a natureza, ou simplesmente brincar livremente.

Na inauguração deste espaço, a primeira árvore teve a sua história “Já olhaste para uma flor?”, contada pela colega Ermelinda (muitas mais árvores irão contar histórias, olhar para as flores, escutar segredos…). Os Guardiões, equipados a rigor, apresentaram o seu hino e a Comunidade Educativa esteve presente … “Todos Unidos pela Natureza”.

Resta acrescentar, que este será sempre um espaço em construção, onde sonhar é permitido…pois, “uma escola que sonha é uma escola que vive!

Grata a todos pela colaboração e participação, principalmente aos Encarregados de Educação dos “Super Guardiões da Natureza”.

A Educadora Irene Moura

 
Projeto "Livros para todos" Versão para impressão

Inaugurado no dia 27-2-2024, na Escola Básica de Pinheiro, o projeto “Livros para Todos”, da sala dos “Corações de Arco-íris (Grupo 10), “apresenta como principal objetivo criar hábitos de leitura junto da pequenada. Este tem vindo a possibilitar uma interação e uma dinâmica que muito agrada a todos quanto nele participam. Apesar da sua recente implementação esta iniciativa já tem “história” para contar…

Este projeto levado a cabo em parceria com a família, surge da partilha de ideias entre a educadora e a mesma, tendo em conta os interesses das crianças. Duas dinâmicas foram criadas: uma em contexto familiar (construção da biblioteca) e outra em contexto de sala de atividades.

No contexto de sala de atividades, os momentos de fantasia, imaginação, criatividade … foram o ponto de partida para as iniciativas surgidas, ainda antes do espaço ter sido apresentado.

Que espaço seria esse? Era o que todos queriam saber!

A partir de imagens (reveladoras da atividade que aí iria acontecer), colocadas nesse espaço pelos “Corações de Arco-íris”, as crianças das restantes salas, foram desafiadas a apresentar a sua opinião, deixando na “caixa dos segredos” o seu palpite.

À medida que o tempo ia passando e os desafios se iam diversificando a curiosidade ia aumentando. A pergunta continuava na boca te toda a gente: Que espaço seria esse?

Com a colaboração e participação da comunidade educativa, num golpe de magia, de um dia para o outro surge o espaço “Livros para todos”.

Finalmente o segredo foi revelado e o mistério desfeito! E foi um dia inesquecível!!!

A história “A montanha de livros mais alta do mundo”, contada pela Educadora Ermelinda prendeu não só os mais pequenos, mas todos os presentes que ansiavam pelo final feliz…

A semente foi lançada, mas a dinâmica à volta das histórias, não terminou aqui.

Os encarregados de educação / pais foram desafiados a colaborar, numa iniciativa semanal designada por “Conta-me uma história”. A experiência e colaboração tem sido bastante enriquecedora, com diversificação de temas, atividades e com saberes partilhados que contribuem para o sucesso do processo educativo.

Muitas são as histórias que têm encantado os pequenos e graúdos na voz dos pais/ encarregados de educação criando momentos de grande magia e cumplicidade. Muitas aventuras foram já vivenciadas com estas narrativas de encantar, onde tudo pode acontecer, onde o final tem sido mesmo feliz.

Muitos são os momentos em que os pequenos leitores dão asas à sua imaginação e contam e recontam, vivenciam, sonham … Que satisfação!

Continuaremos a sonhar juntos! Juntos voaremos cada vez mais além, até onde quisermos… basta querer! Para além do Arco-íris!...

Grata a todos pela colaboração e participação de todos, principalmente aos Encarregados de Educação da sala “Corações de Arco- Íris”.

 

Ermelinda Alves


 

 
Clube Europeu À Conversa com... as Equipas Educativas Versão para impressão

 
Saída de Campo - Trilho do Vale do Cavalum Versão para impressão

Do Parque da Cidade de Penafiel

às Cascatas do Barão

 

 

Nas manhãs dos dias oito e dez de maio, os alunos das turmas A, B, C, D e E do oitavo ano de escolaridade participaram numa saída de campo, substituindo as habituais salas de aula de Ciências Naturais pelo Trilho do Vale do rio Cavalum, um espaço privilegiado para a educação ambiental.

Os alunos enquanto caminhavam pelo trilho em direção às Cascatas do Barão, sob orientação do Biólogo André Oliveira da Câmara Municipal de Penafiel, tiveram oportunidade de identificar plantas nativas, plantas exóticas invasoras e o seu controlo; conhecer o impacte das plantas invasoras no ecossistema, o maior rio que nasce e desagua no município de Penafiel, a fauna característica do vale e algumas técnicas usadas na sua deteção e/ou observação.

Esta iniciativa visou proporcionar uma abordagem mais prática e imersiva das aprendizagens relativas à biodiversidade e ao efeito antrópico na dinâmica dos ecossistemas, como também a promoção de sensibilidade ambiental, competências sociais e de comunicação.

 



 

 
Clube Europeu - Projeto de Cinema Versão para impressão

 


Pág. 1 de 135

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter