Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Direção
Agradecimento Versão para impressão

 
Semana dos Afetos 2023 Versão para impressão

Grupo de Educação Especial

 
Ação de curta duração Versão para impressão

Inscrições aqui.

 
Matrículas 2023-24 Versão para impressão

Matrículas para 2023/2024 já começaram

Está publicado em Diário da República o despacho das matrículas para o ano letivo 2023/2024: https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/4506-a-2023-211783467.

 

O procedimento, que arrancou com a educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, cumprirá o seguinte calendário:

• Até 15 de maio - educação pré-escolar e o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;

• 22 a 28 de junho - 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade;

• 6 a 10 de julho - 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos do ensino básico;

• 15 a 20 de julho - 10.º e 12.º anos de escolaridade.

 

A renovação das matrículas nos anos de continuidade de ciclos, designadamente 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade, é automática caso não se verifique transferência de estabelecimento de educação ou de ensino, alteração de encarregado de educação, de curso ou de percurso formativo ou necessidade de escolher disciplinas.

 

Tal como aconteceu em anos anteriores, e dando continuação à desmaterialização do processo de matrícula, os procedimentos devem acontecer, preferencialmente, através do Portal das Matrículas – em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/, pelo encarregado de educação ou aluno maior de idade.

Pode também realizar a matrícula nos Serviços de Administração Escolar do Agrupamento de Escolas de Pinheiro na Escola Básica e Secundária de Pinheiro, preferencialmente com pré marcação.

 
Mudança da hora Versão para impressão

 

A hora legal em Portugal é regulamentada pelo decreto-lei 17/96 de 8 de março. Assim, em 2023, entramos no horário de verão à 01:00 do dia 26 de março e adiantamos os relógios para as 02:00.

Inicialmente, esta mudança foi motivada pela poupança de energia. Atualmente, esta mudança pode ser justificada por outras razões. A principal é o aproveitamento da luz solar para as nossas atividades diárias. A duração do período diurno varia entre 9 horas no inverno e 15 horas no verão. Quando chegam os dias mais compridos o Sol nasce cada vez mais cedo, atingido um máximo no dia 21 junho (solstício de Verão), quando nasce perto das 5 horas UTC (hora de inverno). A esta hora a maior parte das pessoas ainda está a dormir. Ao adiantar os relógios 1 hora, as pessoas começam as suas atividades mais cedo, terminando também mais cedo. Assim no final do dia, quando saímos da escola e do trabalho, temos mais tempo para nós, para ir à praia, fazer uma corrida, caminhada ou simplesmente ver o pôr-do-sol numa esplanada.

Para aproveitar melhor os dias compridos que se aproximam, sugerimos a construção de um relógio de sol, com a ajuda do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva. Neste link podes encontrar as instruções ou dirige-te ao Clube Ciência Viva na EscolaInstantes de Ciência” da nossa escola.

fonte da imagem

 

A Equipa do Clube Ciência Viva na Escola “Instantes de Ciência”

 


Pág. 9 de 50

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter