Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Dep.to de Matemática e Ciências Experimentais
Visita de estudo – Arouca Geopark Versão para impressão

No passado dia 8 de abril, realizou-se uma visita de estudo ao Geopark de Arouca no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Geografia, para os alunos das turmas A, B, C, D, E, F e G do 7.º ano.
O Geopark Arouca possui um excecional Património Geológico como as Trilobites gigantes de Canelas, as Pedras Parideiras da Castanheira e os Icnofósseis do Vale do Paiva. Nesta visita de estudo foram realizadas duas saídas de campo, uma no período da manhã: “À descoberta da biodiversidade da Serra da Freita” e outra no período da tarde: “Visita à Casa das Pedras Parideiras”.

Continuar...
 
Alunos do 11.º ano estudam Geologia na foz do Douro e no litoral de Gaia Versão para impressão

No dia 10 de abril, os alunos de Ciências e Tecnologias do 11.º A realizaram uma saída de campo aos molhes do Douro, ao Cabedelo e à praia de Lavadores, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.
Após a visita aos molhes do Douro, os alunos e os professores António Sousa e Mário Amaral dirigiram-se à Reserva Natural Local do Estuário do Douro, onde foi possível conhecer as aves que a habitam ao longo do ciclo anual. De seguida, o grupo dirigiu-se ao Cabedelo, onde se procedeu à observação de sedimentos fluviais e marinhos, acumulados entre o estuário do Douro e o oceano, que estiveram na génese dessa formação geológica. Após uma pequena caminhada, os alunos observaram no maciço granítico de Lavadores aspetos geológicos que são abordados no programa de Biologia e Geologia. Destacam-se os fenocristais de feldspatos, os encraves, os filões, a disjunção esferoidal, os caos de blocos graníticos, a plataforma de abrasão e as marmitas de origem marinha. A saída de campo não poderia terminar sem antes visitar as tão conhecidas pedras amarelas, que são rochas metamórficas (gnaisse) e mais antigas do que o granito de Lavadores.


O registo fotográfico e os apontamentos tirados pelos alunos constituíram uma importante fonte de dados para a elaboração do relatório na sala de aula.
À tarde, depois de um piquenique saboroso, os professores e os alunos, fizeram uma caminhada-convívio até Miramar.

 
Alunos do 9.º ano visitaram o Instituto de Biologia Molecular e Celular Versão para impressão

Nos dias 24 de fevereiro e 6 de março os alunos do 9.º A e do 9.º B deslocaram-se ao Porto ao Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, na companhia das professoras Joana Cabral, Ana Ferreira e Cândida Antunes. Esta visita de estudo, permitiu o contacto com investigadores na área da síntese proteica e microscopia eletrónica e a visita aos laboratórios de investigação científica. Os alunos participaram com entusiasmo e saíram com outra perspectiva do que é ser cientista.

 
Exposição «Sólidos geométricos e o meio» Versão para impressão

Está patente na Biblioteca da EBS de Pinheiro uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e C do 5.º ano subordinada ao tema «Sólidos geométricos e o meio», realizada no âmbito da disciplina de Matemática. Os trabalhos consistiram na reprodução em maquete de locais do urbanismo local nos quais os alunos reconheceram algum ou alguns dos sólidos geométricos estudados. A exposição pode ser visitada até ao dia 20 de abril de 2015.

 
Dia Aberto das Ciências Versão para impressão
 
pMate - resultados Versão para impressão

Consulta aqui os resultados da competição do dia 25 de fevereiro de 2015. As equipas classificadas nas primeiras 15 posições vão dispuitar a final da prova a realizar no dia 13 maio 2015, na Universidade de Aveiro. Parabéns a todos os participantes e aos selecionados.
Continua a treinar em http://pmate4.ua.pt.

 


Pág. 10 de 21

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter