Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Legislação - professores Versão para impressão

Estatuto da carreira docente

  • Decreto-Lei n.º 41/2012 - Procede à décima primeira alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário
  • Decreto-Lei n.º 75/2010 - Procede à décima alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
  • Decreto-Lei n.º 270/2009 - Procede à nona alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (com republicação)

Habilitações para a docência

  • Decreto-Lei n.º 79/2014 - Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

Avaliação de desempenho docente

Concursos de pessoal docente

  • Despacho n.º 6969/2014 - Define as regras necessárias para os docentes requererem mobilidade por motivo de doença.
  • Aviso n.º 6472-A/2014 - Abertura do concurso externo extraordinário destinado à seleção e recrutamento de pessoal docente nos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência, com vista ao preenchimento das vagas previstas na Portaria n.º 113-A/2014, de 26 de maio, e dos concursos de mobilidade interna, de contratação inicial e reserva de recrutamento, para suprimento das necessidades temporárias, estruturadas em horários, completos ou incompletos.
  • Portaria n.º 113-A/2014 - Fixa o número de vagas do concurso externo extraordinário de acesso à carreira docente.
  • Decreto-Lei n.º 60/2014 - Estabelece um regime excecional para a seleção e o recrutamento do pessoal docente dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência.
  • Aviso n.º 1340-A/2013 - Abertura do concurso extraordinário com vista ao acesso à carreira docente, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 7/2013.
  • Portaria n.º 22-A/2013 - Fixa o número de vagas atribuído a cada um dos quadros de zona pedagógica, a preencher no concurso externo extraordinário regulado pelo Decreto-Lei n.º 7/2013.
  • Despacho n.º 866/2013 - Aclara os princípios e critérios que devem estar presentes na graduação dos candidatos da educação especial.
  • Decreto-Lei n.º 7/2013 - Estabelece um regime excecional para a seleção e o recrutamento do pessoal docente dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência.
  • Decreto-Lei n.º 132/2012 - Estabelece o novo regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de formadores e técnicos especializados.
  • Despacho n.º 6042/2012 - Regulamenta o destacamento por condições específicas.

Professores bibliotecários

  • Despacho n.º 9612-B/2013 - Define o número de Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares (CIBE) para o quadriénio 2013-2017 e estabelece as condições de exercício dessa função (retificado pela portaria 274/2013)
  • Portaria n.º 756/2009 - Estabelece as regras de designação de docentes para a função de professor bibliotecário e para a função de coordenador interconcelhio para as bibliotecas escolares (aterada pelas portarias 558/2010 e 76/2011 e 230-A/2013)

Segurança social

  • Decreto-Lei n.º 133/2012 - Altera os regimes jurídicos de proteção social nas eventualidades de doença, maternidade, paternidade e adoção e morte previstas no sistema previdencial, de encargos familiares do subsistema de proteção familiar e do rendimento social de inserção.
  • Decreto-Lei n.º 105/2013 - Revê os descontos a efetuar para os subsistemas de proteção social no âmbito dos cuidados de saúde, concretamente da ADSE, da ADM e da SAD

Contrato de trabalho, vinculação, férias, faltas e feriados

  • Lei n.º 66/2012 - Estabelece regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas; Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas; Estabelece regras e define princípios gerais em matéria de duração e horário de trabalho na Administração Pública; Estabelece o regime de férias, faltas e licenças dos funcionários e agentes da administração central, regional e local; Determina a aplicação aos trabalhadores em funções públicas dos regimes previstos no Código do Trabalho relativos a feriados.

Acumulação de funções

  • Portaria n.º 814/2005 - regula o regime de acumulação de funções e actividades públicas e privadas dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Formação - renovação de CAP

  • Portaria n.º 994/2010 - Determina a validade dos certificados de aptidão pedagógica de formador, emitidos ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 66/94
 


Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter