Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Aprender Física com a música Versão para impressão

Aprender Física com a música… foi este o desafio lançado aos alunos do 8º ano de escolaridade.

Com recurso a materiais reciclados, cada aluno construiu o seu próprio instrumento musical, aplicando conceitos de Física, como a produção e a propagação dos sons ou os seus atributos, como a altura, a intensidade ou o timbre, tão importantes na compreensão do funcionamento dos seus instrumentos.

Esta exposição virtual é o resultado desse trabalho. Assim, convidamo-los entrar e a explorar o mundo da “Física dos Instrumentos Musicais” na perspetiva dos alunos do 8º ano de escolaridade.

Powered by emaze
 
projeto eTwinning “Your Trash Travels” Versão para impressão

Os alunos do 11º ano, turma B, já ultimaram o projeto eTwinning “Your Trash Travels”. As aprendizagens foram múltiplas. É importante sermos amigos dos nossos oceanos. Durante o projeto aprendemos muito sobre os efeitos nocivos dos plásticos e microplásticos no meio ambiente e destacamos que devemos mudar as nossas atitudes.

Pensamos e refletimos sobre as atitudes erradas que diariamente realizamos, especialmente em relação aos plásticos de uso único. A posteriori verificamos o que podíamos mudar no nosso estilo de vida.

Cada um escreveu num Padlet uma promessa que irá ter impacto no decréscimo dos plásticos nos oceanos e, consecutivamente, num meio ambiente mais limpo. Criamos, desta forma, um "Mapa de Promessas" entre países/municípios que participaram no projeto.

Partilhamos dois pósteres que evidenciam o trabalho colaborativo entre as escolas participantes (Portugal e Turquia).

 
Semana dos afetos Versão para impressão

De repente, os nossos dias ficaram povoados de palavras como pandemia, isolamento, distanciamento, restrições. Neste contexto, ganhámos consciência da importância dos afetos, estes são o caminho a seguir e a luz que o ilumina. Sejamos luz, na escuridão!

Assim, a Semana dos Afetos, tinha de acontecer. De forma diferente, mas, nem por isso, menos especial.

Propomos uma semana preenchida com cores e com os sentimentos que nos despertam. De flores regadas com muito amor. De sorrisos escondidos, mas muito sentidos! Não esqueçamos que os sorrisos são beijos ao longe.

Trazemos atividades simples com mensagens importantes que nos unam na reflexão sobre os valores que verdadeiramente dão cor aos nossos dias e nos enchem o coração.

Que cada amanhecer venha carregado de esperança! Que a tranquilidade vire rotina.

Valorizemos quem temos ao nosso lado! A amizade verdadeira tem altos e baixos, mas nunca tem um fim.

A vida acontece todos os dias! Um dia sem afetos é um dia perdido!

 

Grupo da Educação Especial.

 


 
O Agrupamento de Escolas de Pinheiro celebra o 25 de Abril, Dia da Liberdade. Versão para impressão

Assista às sessões solenes comemorativas do 47º. Aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República e na Câmara Municipal de Penafiel:

Canal Parlamento

Câmara Municipal de Penafiel

 
E-Safety Versão para impressão

“O Dia Internacional da Internet Segura" celebra-se a 9 de fevereiro de 2021, com o tema "Juntos por uma Internet melhor". Este dia mundial da internet segura comemora-se todos os anos em fevereiro, com o objetivo de promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação. A iniciativa é da rede conjunta Insafe-INHOPE, a qual junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.” (Fonte: Calendarr.com)

Todos os anos, este dia, também conhecido como Safer Internet Day (SID), apresenta um tema diferente.

Durante a segunda semana de fevereiro decorreu a semana da internet segura, os alunos do 11ºB não ficaram indiferentes a este dia e realizaram cartazes que nos sensibilizam para uma melhor utilização da internet (cartazes estes que foram utilizados no projeto eTwinning “Writing Shortens the Distances).

 

 
Projeto eTwinning “Your Trash Travels” Versão para impressão

Luta contra os plásticos nos oceanos

 

Têm a noção que os plásticos que lançamos para os oceanos vêm de novo ter connosco?

Pois ... O plástico localizado nos oceanos decompõe-se paulatinamente em microfragmentos que são ingeridos pela fauna marinha, o que faz com que cheguem à nossa alimentação com consequências ainda desconhecidas para a saúde humana.

Numa perspetiva de sensibilizar a redução de lixo nos oceanos, fundamentalmente plásticos, os alunos do 11.°B da Escola Básica e Secundária de Pinheiro (Agrupamento de Escolas de Pinheiro), no projeto “Your Trash Travels”, realizaram um ThingLink que nos mostra a dimensão do problema e de que chegou o momento de repensarmos as nossas atitudes e fazer o possível para reverter esta situação.

No decorrer do TL aparecem itens que com um “touch” abre-nos a porta a informações pertinentes.

Os alunos realizaram, também, um flyer com informação científica que apela à necessidade urgente de sermos cidadãos responsáveis e ativos.

 


Pág. 2 de 11

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter