Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Ciências Sociais e Humanas
3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Versão para impressão

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Com o objetivo de promover a integração e sensibilizar a comunidade educativa para combater os preconceitos e obstáculos e promover os direitos da igualdade de oportunidades e a não-discriminação das pessoas com deficiência, os grupos de Educação Especial e Educação Física, propõem assinalar este dia com a realização de algumas atividades.

"A maior deficiência não está no corpo do deficiente físico, mas, na alma do preconceituoso."
Sebastião Travassos

 
Dia Internacional da Filosofia Versão para impressão

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e começou a comemorar-se em 2007.
O Dia Mundial da Filosofia oferece uma oportunidade para enfatizar a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. A mudança força-nos a encontrar novas formas de conviver e construir sociedades mais justas, mas também pode corroer a confiança e provocar tensão. Nessas circunstâncias, a filosofia é uma preciosa aliada, que se baseia no raciocínio reflexivo e engajamento no diálogo, para abrir nossas mentes a uma ampla variedade de opiniões e pontos de vista. Essa mudança de foco é crucial num mundo de diversidade crescente. Esse é o fundamento sobre o qual a tolerância e a paz repousam, bem como um meio de liberar a energia criativa que faz as sociedades avançarem, respeitando os direitos humanos.
“Não há filosofia genuína sem diálogo e, num mundo globalizado, o diálogo deve abranger as di-versas vertentes de sabedoria que têm influenciado as pessoas ao longo da história (…) É esse pluralismo intelectual genuíno e filosófico que nos permitirá identificar os melhores pontos de vista para o futuro. Esse é o espírito da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), e é essa sabedoria que a UNESCO vai continuar a promover, a fim de construir as defesas da paz nas mentes dos homens e das mulheres, de acordo com a sua Constituição.”


Extrato da mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro de 2014.

 
Sinalização do Dia da Europa Versão para impressão

No âmbito da disciplina de Geografia e da sinalização do Dia da Europa, os alunos do 7.º ano de escolaridade foram convidados a elaborar cartazes relativos aos países membros da União Europeia, nomeadamente as suas particularidades físicas (localização, clima e relevo) e humanas (monumentos e personalidades de destaque, trajes típicos, gastronomia e costumes). O resultado final é fantástico, como podem ver nesta apresentação audiovisual, que é a compilação dos melhores trabalhos.

 
Slogans de Incentivo à Natalidade Versão para impressão

Os alunos do 8.º ano de escolaridade de Geografia estão atentos à demografia da Europa e de Portugal, em particular. Preocupados com o envelhecimento populacional e os seus reflexos na atual conjuntura económico-social, foram muito solicitos quando convidados a elaborar cartazes com slogans de incentivo à natalidade, na esperança de que o público adulto seja sensível a esta questão.

 
Comemorações do 25 de Abril Versão para impressão

Entre os dias 20 e 27 de abril, os professores de História, com a colaboração da professora Ana Querido, mantiveram viva a memória do 25 de Abril de 1974.
Para comemorar o evento histórico, os alunos pesquisaram, recolheram e divulgaram poemas de intervenção política de autores consagrados, elaboraram desdobráveis com informação relativa à revolução, fizeram cravos de papel crepe para distribuir simbolicamente por vários locais da escola e criaram cartazes de divulgação da atividade. Alguns alunos tiveram ainda oportunidade de distribuir materiais a colegas e professores vestidos a rigor com fardas militares da época.
A escola pôde contar com a visita do contador de histórias Tiago Santos, que deu uma palestra relativa ao tema, à qual assistiram várias turmas mostrando invulgar interesse e participação.

A escola realizou também uma exposição alusiva à Tortura na História. Os materiais relativos a esta exposição poderão ser divulgados a pedido.

 
Abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância Versão para impressão

O Agrupamento de Escolas do Pinheiro juntou-se  a esta causa com a colaboração das turmas do 3º ciclo e promovida pela coordenadora da Educação para a Saúde. Eis algumas reflexões dos nossos jovens:

7.º A: «A violência pode não ser só física mas também psicológica (as pessoas sofrem em silêncio). Entre colegas de escola, por vezes, há bullying, que também é muito cruel. Podemos encontrar atos violentos em qualquer classe social (baixa, média ou alta) e, infelizmente, as crianças também são afetadas, o que não devia acontecer, pois elas são o presente mas também o futuro e deviam crescer com amor, respeito e carinho. Cabe a cada um de nós ajudar a evitar a violência.»

8.º B: «É bom haver um mês, um dia, um momento em que nos lembremos de crianças que estão a sofrer ou podem vir a sofrer de maus tratos. São crianças que tem os mesmos direitos, mas que alguém não permite que os usufruam. Merecem sentir-se bem, felizes e livres. Merecem todas uma infância feliz, sem sofrimento nem maus tratos. Façamos o possível para isso acontecer.»

 

 


Pág. 3 de 8

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet