No âmbito do Plano Anual de Atividades, os professores de Francês com a colaboração dos cursos profissionais Técnico de Comércio e Técnico de Restauração promovem a comemoração de “La Chandeleur” no próximo dia 2 de fevereiro. Veste-te de bleu, blanc, rouge e celebra esta doce tradição francesa no pavilhão R da Escola Básica e Secundária de Pinheiro.
Cartaz da autoria da aluna Diana Santos do Curso Profissional Técnico de Comércio (12.º C)
No âmbito das “Olimpíadas de Ortografia III”, realizou-se, neste terceiro período letivo, a 2.ª fase do concurso para os alunos apurados na 1.ª fase, cujos vencedores se divulgam agora. Cada um dos vencedores terá direito a um Certificado e a um prémio, constituído por um livro, os quais serão entregues pela respetiva docente de Português, no âmbito da sala de aula.
No âmbito da Semana da Leitura os sentidos andaram no ar. Os alunos dos grupos "Ninho" das turmas A, B, C e D do 5.º ano também leram, saborearam e sentiram palavras simples que nos levam a outras realidades. Ao ler este belo poema, os alunos, em grupo, recriaram e o resultado foi "As flores" e "As especiarias".
As flores
Rosa, tulipa, cravo,
Íris, hortênsia, lavanda,
Perfumam o meu jardim
Recordações de infância.
Agapanto, camélia, cravina,
Girassol, amor-perfeito, gardénia
Soltam ais de alegria.
Chegou o mês de maio
E no seu vestido verde
A flor de muguet espreita
E sinto, sinto, sinto...
As especiarias
Sal, pimenta, canela,
Colorau, açafrão, açúcar,
Gengibre, anis estrelado
Sabores vindos das viagens
Aromas orientais
E outros mais...
A que mais gosto
A que me dá prazer
Pelo som, pelo cheiro
Pela vida no mundo
Cravinho, cravinho, cravinho.
Neste mês da francofonia, apresentamos um “souvenir” da comemoração de “La Chandeleur” no Agrupamento de Escolas de Pinheiro.
Esta atividade, promovida pelo grupo disciplinar de Francês com a colaboração dos cursos profissionais Técnico de Comércio e Técnico de Restauração, decorreu no dia 30 de janeiro. A atividade envolveu alunos e professores do terceiro ciclo, Clube de Francês, formandos e formadores dos cursos profissionais técnicos de Restauração e de Comércio que, de forma organizada e entusiástica, trouxeram até à comunidade educativa de Pinheiro o doce sabor da tradição francesa.
Este ano, o “Pays des Crêpes” contou com a visita das crianças e educadoras do JI de Pinheiro que, numa perspetiva intercultural contactaram com as tradições associadas à efeméride, apresentando-se alegremente vestidos com as cores da bandeira francesa.
Ao longo do dia, foi grande a azáfama e a procura dos crepes, que, quentes, dourados e redondos, lembravam o sol num dia frio e chuvoso.
Brilhou o trabalho de equipa, colorido por doces sorrisos!
A todos os que contribuíram para o glamour deste dia, o nosso MERCI tricolor!
Na aula de Português do 5.º B fazem-se "outras" leituras que, nesta Semana da Leitura, gostaríamos de partilhar: - a do Diogo e de sua mãe que na aula "interpretaram" "Sapatos Trocados", de José Fanha; - e o poema da Raquel escrito depois da leitura que fizemos de "Frutos".
Frutos
Pêssegos, peras, laranjas, morangos, cerejas, figos, maçãs, melão, melancia, ó música dos meus sentidos, pura delícia da língua; deixai-me agora falar do fruto que me fascina, pelo sabor, pela cor, pelo aroma das sílabas: tangerina, tangerina.
Instrumentos
Flauta, tambor, piano Xilofone, reco-reco, bloco de dois sons, trompete, guitarra, violino, ó música do meu coração, pura língua dos sons; deixai-me agora falar pelo som, pela escola, o que me fascina é: viola, viola.
Eugénio de Andrade, in Aquela Nuvem e Outras (1986)