Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Línguas
Companhia de teatro inglesa na EBS de Pinheiro Versão para impressão

No passado dia seis de abril, esteve presente, na nossa Escola, a companhia de teatro Inglesa, ETC, a qual representou, no auditório, a peça METV para alunos do nono ano. A atividade, integrada no plano anual de atividades do grupo de recrutamento 330, visava o estímulo à interação comunicativa, proporcionando o convívio direto com falantes nativos da língua Inglesa. As docentes deste grupo de recrutamento consideram que os objetivos foram plenamente atingidos, dado o entusiasmo demonstrado pelos alunos, e agradecem à Direção e Serviços Administrativos o apoio dado para a concretização da atividade.

 
Festival recreativo Versão para impressão

No dia 12 de fevereiro de 2016 realizar-se-á, no Auditório da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, pelas 20:30, o Festival Cultural e Recreativo da turma 11.º C, . A turma encenará uma peça teatral, recitará poesia e cantará músicas alusivas ao Dia dos Namorados. Muito nos honraria poder contar com a presença de V. Ex.ª neste sarau cultural.

 
La Chandeleur Versão para impressão

No âmbito do Plano Anual de Atividades, os professores de Francês com a colaboração dos cursos profissionais Técnico de Comércio e Técnico de Restauração promovem a comemoração de “La Chandeleur” no próximo dia 2 de fevereiro.
Veste-te de bleu, blanc, rouge e  celebra esta doce tradição francesa no pavilhão R da Escola Básica e Secundária de Pinheiro.

Cartaz da autoria da aluna Diana Santos do Curso Profissional Técnico de Comércio (12.º C)

 
Olimpíadas de Ortografia III Versão para impressão

No âmbito das “Olimpíadas de Ortografia III”, realizou-se, neste terceiro período letivo, a 2.ª fase do concurso para os alunos apurados na 1.ª fase, cujos vencedores se divulgam agora.
Cada um dos vencedores terá direito a um Certificado e a um prémio, constituído por um livro, os quais serão entregues pela respetiva docente de Português, no âmbito da sala de aula.

 
Recriação do poema “Frutos”, de Eugénio de Andrade Versão para impressão

No âmbito da Semana da Leitura os sentidos andaram no ar. Os alunos dos grupos "Ninho" das turmas A, B, C e D do 5.º ano também leram, saborearam e sentiram palavras simples que nos levam a outras realidades. Ao ler este belo poema, os alunos, em grupo, recriaram e o resultado foi "As flores" e "As especiarias".

As flores

Rosa, tulipa, cravo,
Íris, hortênsia, lavanda,
Perfumam o meu jardim
Recordações de infância.
Agapanto, camélia, cravina,
Girassol, amor-perfeito, gardénia
Soltam ais de alegria.
Chegou o mês de maio
E no seu vestido verde
A flor de muguet espreita
E sinto, sinto, sinto...

As especiarias

Sal, pimenta, canela,
Colorau, açafrão, açúcar,
Gengibre, anis estrelado
Sabores vindos das viagens
Aromas orientais
E outros mais...
A que mais gosto
A que me dá prazer
Pelo som, pelo cheiro
Pela vida no mundo
Cravinho, cravinho, cravinho.

 
La Chandeleur 2015 Versão para impressão

Neste mês da francofonia, apresentamos um “souvenir” da comemoração de “La Chandeleur” no Agrupamento de Escolas de Pinheiro.

Esta atividade, promovida pelo grupo disciplinar de Francês com a colaboração dos cursos profissionais Técnico de Comércio e Técnico de Restauração, decorreu no dia 30 de janeiro. A atividade envolveu alunos e professores do terceiro ciclo, Clube de Francês, formandos e formadores dos cursos profissionais técnicos de Restauração e de Comércio que, de forma organizada e entusiástica, trouxeram até à comunidade educativa de Pinheiro o doce sabor da tradição francesa.
Este ano, o “Pays des Crêpes” contou com a visita das crianças e educadoras do JI de Pinheiro que, numa perspetiva intercultural contactaram com as tradições associadas à efeméride, apresentando-se alegremente vestidos com as cores da bandeira francesa.
Ao longo do dia, foi grande a azáfama e a procura dos crepes, que, quentes, dourados e redondos, lembravam o sol num dia frio e chuvoso.
Brilhou o trabalho de equipa, colorido por doces sorrisos!
A todos os que contribuíram para o glamour deste dia, o nosso MERCI tricolor!

 


Pág. 3 de 12

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet