Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Agrupamento vence o concurso nacional “A Minha Escola Adota um Museu" Versão para impressão

(iniciativa conjunta da Direção-Geral de Educação no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística e da Direção-Geral do Património Cultural)

Ver voto de louvor da Assembleia da Câmara Municipal de Penafiel à EBS de Pinheiro pelo prémio obtido neste concurso

Decorreu no passado dia 29 de maio, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Escolar “A Minha Escola Adota um Museu, um Palácio, um Monumento…”. Neste concurso, os alunos Ana Rita Nunes, Eduarda Rocha, Helena Silva, José Filipe Rocha e Márcia Oliveira, da turma B do 9º Ano (com a coordenação do Prof. João Santana e a participação/colaboração das Professoras Alice Carvalho, Cláudia Coelho, Elisabete Garcês e Paula Fernandes), obtiveram o 1º Prémio (ex-aequo) na categoria de Artes Visuais - 3º Ciclo.


A adesão, por parte deste grupo de trabalho, ao citado concurso, constituiu uma experiência educativa significativa, na medida em que proporcionou uma integração mais efetiva destes alunos na comunidade envolvente e a cooperação entre a instituição escolar de que fazem parte e o Museu Municipal de Penafiel.

A elaboração deste trabalho, nas diferentes fases do seu processo, obrigou à mobilização e aplicação de saberes e competências diversas, à articulação de diversos conteúdos curriculares, nomeadamente das disciplinas de Português, História e Educação Visual e à adoção de metodologias de trabalho que evidenciaram a experimentação do trabalho cooperativo, do desenvolvimento do espírito crítico, da criatividade, da autonomia e do sentido estético.

A sua consecução implicou uma visita orientada ao Museu Municipal de Penafiel e o contacto com o rico património da sua coleção, a seleção do testemunho a trabalhar (A Colcha Municipal), a planificação das diferentes fases da execução do projeto, a pesquisa de fontes documentais e bibliográficas de suporte ao trabalho, a realização de inúmeras reuniões com professores de diversas áreas curriculares, o estabelecimento de contactos com o Arquivo Municipal de Penafiel e com a Biblioteca Municipal de Penafiel, a execução de um portefólio, a reinterpretação criativa do testemunho selecionado, no âmbito das artes visuais (pintura a óleo, em seis telas de 1m x 1m de um pormenor da “Árvore da Vida”, da Colcha Municipal, tendo como inspiração a Pop Art) e o registo fotográfico de todo o processo.

 

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter