Agrupamento de Escolas de Pinheiro

EQAVET Versão para impressão

A Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da UE, consagrou o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional, com o objetivo de disponibilizar ferramentas comuns para uma gestão de qualidade.

Por via do D.L. nº 92/2014, de 20 de junho, é da competência da ANQEP, I.P. promover, acompanhar e apoiar a implementação dos sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos alunos e certificá-los como sistemas EQAVET. Dada a importância estratégica desta garantia, a ANQEP,I.P. definiu um modelo de alinhamento dos sistemas de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET, que permite abranger não apenas as Escolas Profissionais, como também as restantes tipologias de operadores de Ensino e Formação Profissional, ou seja, as “Escolas  Profissionais públicas” que se definem como estabelecimentos de ensino predominantemente vocacionados para a oferta de cursos de ensino e formação dual, no âmbito do ensino não superior, que funcionam na dependência do Ministério da Educação e Ciência e integram a rede pública de estabelecimentos de ensino.

O EQAVET é, então, um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da EFP, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos intervenientes do processo.

O Agrupamento de Escolas do Pinheiro iniciou, neste ano letivo, o projeto de implementação do sistema de garantia da Qualidade EQAVET e será acompanhado pela Equipa de Trabalho constituída por:

- Manuel Jorge Silva ( Elemento Direção)

- Maria Helena Nogueira (Coordenadora)

- Maria Adília Brito

- Maria Genoveva  Correira

- Silvia Vieira

- Sónia Pinto

O sucesso deste projeto só será possível com a participação de todos. Por isso, convidamos toda a comunidade a participar ativamente, para juntos promovermos um ensino de qualidade capaz de responder às exigências de uma sociedade cada vez mais plurifacetada.

 

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet